29 de março de 2024
Notícias

Hiperconexão afeta saúde mental e produtividade dos advogados, alerta especialista

Durante encontro online, a psicóloga reforçou a importância de cuidar da mente para o bom desempenho profissional.

Atualmente, vivemos em uma sociedade hiperconectada e, muitas vezes, pautada na economia da atenção. O tempo inteiro somos recrutados pelo celular e demais dispositivos tecnológicos. Quando se faz um enquadramento do tema saúde mental por profissões, estudos internacionais revelam o quanto a advocacia tem uma vulnerabilidade ao adoecimento mental em virtude da própria natureza da profissão. Portanto, a principal recomendação é ser assertivo, usando as emoções de maneira apropriada para atingir os objetivos inerentes à prática.

 De acordo com a psicóloga Ana Carolina Peuker, durante bate-papo virtual, dados mostram que a advocacia tem um estilo de vida não saudável: consumo exacerbado de álcool e medicamentos sem prescrição médica. A especialista ainda compartilha que “uma pesquisadora norte-americana diz que o advogado já se distingue quando busca a graduação por ser uma pessoa que deseja reconhecimento, que tem tendência à liderança e competição. Com isso, acaba sendo imerso em um ambiente que não permite que a pessoa exponha suas fragilidades, por exemplo. Somando a isso, são pessoas extremamente rigorosas consigo e com os outros”, observa.
 
Importante ressalta que a pandemia trouxe um novo estilo de vida para todas pessoas e profissões. Presente na live, o advogado Raimundo Júnior relembrou que teve diversos parentes e amigos que sofreram de maneira drástica o processo de distanciamento. Reiterando o que foi exposto pela psicóloga, ele destaca ser fundamental que a classe de advogados compreenda a busca por uma boa saúde mental como ferramenta de crescimento profissional. “Precisamos avançar para essa mudança. Hoje, o grande tema que tenho discutido com a jovem advocacia no PI é trabalhar a imagem dos advogados perante a sociedade, tirando a ideia que só ganham em cima dos outros, se beneficiam”, conclui.
 
O encontro virtual também contou com a participação da advogada eleitoralista Andréia Araújo, que ressaltou o importante papel da CAAPI na articulação de iniciativas para garantir o bem-estar mental das advogadas e advogados, por exemplo.

0 Comentários

Dê sua opinião: