28 de março de 2024
Saúde em Foco

Como fortalecer nosso sistema imunológico?: Parte 06

Continuando essa série maravilhosa de como fortalecer o sistema imunológico humano, hoje iremos falar de uma erva antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Assistindo uma live de Dr. Sabas Vieira, um médico que já esteve presente em alguns artigos meus publicados nesta coluna, foi apresentado um vírus muito resistente e que acredito que todos já o conheça, o novo coronavirus. Nessa live a profissional entrevistada pelo dr Sabas, que também é médica, fala sobre a situação do paciente com covid 19.

Para ela o paciente pode ser curado pelo próprio organismo quando adquire uma boa alimentação, tem boas noites de sono, enfim tenha um bom sistema imunológico. Assistindo essa live lembrei de um alimento muito bom que também fortalece o sistema imunológico principalmente no combate de doenças virais. Estamos falando do alho.

Continuando essa série maravilhosa de como fortalecer o sistema imunológico humano, hoje iremos falar de uma erva antiviral, antibacteriana e antifúngica. Não é cara, e você pode usar toda a erva ou tomar cápsulas. No entanto, muitos especialistas concordam que essa erva "desodorizado" pode não ser tão eficaz como a planta inalterada. Em testes laboratoriais,  investigadores descobriram que o alho tem propriedades que permitem combater a infecção, as bactérias, vírus e fungos.Outras pesquisas feitas na Europa foi encontrado uma ligação entre a freqüência de consumo de alho e cebola e uma redução do risco do desenvolvimento de certos tipos câncer.

Dentre as suas ações, o alho serve para ajudar em uma variedade de problemas médicos por ser um forte aliado no fortalecimento do sistema imunológico. A suplementação com cápsulas de alho é conhecida por melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Um estudo de 12 semanas concluiu que um suplemento diário com cápsulas de alho reduziu o número de resfriados em 63% comparado ao placebo. A duração média dos sintomas do resfriado também foi reduzida em 70%, de cinco dias no placebo para apenas um dia e meio no grupo do que consumiu as cápsulas de alho. De acordo com a WebMD, um site americano com informações relacionadas a saúde, o alho tem uma variedade de antioxidantes que ataca os "invasores" do sistema imunológico. "Um de seus alvos é a Helicobacter pylori, uma bactéria associada com algumas úlceras e câncer de estômago."

Um estudo da Universidade da Flórida utilizou um grupo de 120 pessoas para determinar os efeitos do alho no crescimento das células imunes e nos sintomas da gripe. Outro estudo concluiu que uma dose elevada de extrato de alho (2,56 gramas por dia) pode reduzir em 61% o número de dias de resfriado ou gripe. Se você costuma ter resfriados, adicionar alho cru à sua dieta pode ser uma boa forma de obter a propriedade antiviral do alho contra gripes e resfriados.

O alho tem a capacidade de aumentar as defesas do nosso organismo, contribuindo com a melhora da imunidade. O alho também tem em sua composição algumas vitaminas: A, B1, B2, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco. Em 1858 o microbiologista francês Louis Pasteur descobriu as propriedades bactericidas do alho. Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi amplamente utilizado em curativos para prevenir infecções. Dentre as suas funções, destacam-se a capacidade de reduzir a pressão arterial, baixar o colesterol, contribuir com a glicemia sanguínea, atividade antiviral, antibactericida e antifúngica, o que torna o alimento um excelente recurso para  fortalecer o sistema imunológico.

O alho consiste em uma planta herbácea com o bulbo fortemente aromático que é muito utilizado tanto para a culinária como para remédio desde a antiguidade. É uma planta de clima frio, porém, graças a várias técnicas já esta sendo cultivado em climas diferentes. Muitos perguntam sobre a dosagem certa; a maior parte dos estudos  mostram benefícios (principalmente para a saúde cardiovascular) com a utilização de doses de 600-900mg/dia, fornecendo aproximadamente 3.6-5.4mg de alicina (princípio ativo do alho). Isso corresponde a 1 dente de alho grande  cru ou 2 dentes pequenos por dia. Vale ressaltar que é sempre importante a consulta com um especialista pois cada paciente possui peso, altura, idade e um necessidade específica de dosagem.

Foto: reprodução

0 Comentários

Dê sua opinião: