28 de março de 2024
Saúde em Foco

A Vitamina que protege contra a artrite reumatoide

O consumo de alimentos com vitamina C é uma boa opção de alimentação para aquelas pessoas que desejam cuidar da saúde óssea e prevenir a atrite.

Muitos pacientes atendidos por mim apresentam dores osteomuscular, dentre eles a maioria já tem diagnostico de artrite. A artrite está tão comum que nos jovens ela já se apresenta com mais frequência. Sobre como reduzir a dor provocada pela inflamação nas articulações de forma mais natural, escolhi falar sobre a vitamina “C” que tem um alto poder antioxidante e já possui muitas pesquisas que comprovam a sua eficácia tanto no tratamento como na prevenção dessa patologia.

De acordo com David Scott, o presidente da Sociedade Britânica de Reumatologia, os pacientes com diagnóstico de artrite reumatóide, doença cujas causas são muito complexas, tiveram, provavelmente, carências de vitamina C. A falta desta vitamina pode contribuir para aumentar o risco de contrair a inflamação. "Parece que existe uma forte ligação entre o risco de desenvolver algumas formas de artrite e o baixo consumo de vitamina C.", informa David Scott.

Pesquisas apontam que radicais livres foram encontrados no líquido da articulação dos pacientes com artrite reumatóide. A Vitamina C é um antioxidante poderoso que elimina radicais livres. O consumo de alimentos com vitamina C é uma boa opção de alimentação para aquelas pessoas que desejam cuidar da saúde óssea e prevenir a atrite.

De acordo com a revista eletrônica Medicina Complementar, alguns estudos confirmam que pessoas com artrite reumatóide são deficientes em vitamina C. A toxicidade da vitamina C é muito baixa e acredita-se que contribua, com alguma intensidade, para a regressão da patologia. A vitamina C também ajuda a fortalecer as paredes capilares nas articulações e diminue o sangramento; consequentemente, pode ser benéfica em conjunto com a terapia com a aspirina. Dose sugerida: 5.000 a 10.000mg por dia parcelada em doses com as refeições/por curto período.

Mas que é a artrite reumatóide? A Associação Portuguesa dos Nutricionistas  publicou em 2015 que ela é uma doença autoimune, onde existe uma infamação crónica das estruturas articulares e periarticulares. Manifesta-se pela existência de articulações tumefactas, dor, alteração da capacidade funcional e fadiga muscular, bem como por uma maior predisposição para a doença cardiovascular e osteoporose. É caracterizada pela existência de elevado stress oxidativo, bem como infamação local e sistémica, com elevação das concentrações plasmáticas de citoquinas pró-infamatórias.

Existem muitas pesquisas que apontam a vitamina “C” como um medicamento que tanto pode ajudar na prevenção como no tratamento de artrite, artrose, artrite reumatóide, entre outros. Contudo, a vitamina possui toxidade, por isso o uso indiscriminado não é recomendado, pois pode provocar danos a saúde, além disso, deve-se investigar as causas da doença e se o paciente esta com organismo apto a receber o medicamento. Consulte um médico especialista sobre o assunto e obtenha o diagnóstico preciso e tratamento adequado.

0 Comentários

Dê sua opinião: